terça-feira, 14 de julho de 2009


Objetivando atender solicitação institucional e subsidiar o planejamento da Prefeitura de Aracaju, a Secretaria Municipal de Administração – SEMAD, deu início, no final de 2008, ao processo de elaboração de seu Planejamento Estratégico.

Contando com o apoio de um profissional externo, detentor de grande experiência, foram realizadas várias oficinas. Envolvendo, em um primeiro momento, 30 participantes, estas oficinas proporcionaram uma autocrítica organizacional da Secretaria e permitiram uma reflexão sobre pontos relevantes, incluindo a importância do papel que a Unidade assume perante toda a administração municipal.

O trabalho foi seqüenciado com a participação de 15 servidores – ocupantes de funções gerenciais, selecionados dentre o grupo inicial – que passaram a integrar o denominado “Comitê de Gestão”. Com este grupo, especialmente constituído, iniciou-se a capacitação para o monitoramento do plano, com assuntos que incluíram liderança motivadora e o uso de ferramentas de gestão.

A metodologia utilizada, compreendida por todos como uma forma inovadora de acompanhamento, já apresenta resultados positivos para a Secretaria. Os avanços do Comitê podem ser observados através de um documento consistente que, entre outras informações, traz definidas três dimensões que nortearão os trabalhos da SEMAD nos próximos quatro anos: Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Gestão de Processos, contemplando objetivos estratégicos, ações, metas, responsabilidades e prazos para sua execução.

Cabe agora ao Comitê um grande desafio: transformar as ações em projetos e os projetos em realidade na SEMAD, efetivando o alinhamento do planejamento com as atividades operacionais, uniformizando decisões sobre prioridades e ações estratégicas.

3 comentários:

  1. PASTOR DANIEL, PARABÉNS PELO SEU TRABALHO JUNTO À SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO.

    DESEJO SUCESSO!

    ResponderExcluir
  2. Ola a paz do senhor pastor Daniel Fortes aqui é a cantora Deborah Sylvia.
    Foi um imenso prazer estamos juntos no programa talentos como jurada e como cantora oficial da finalíssima foi uma benção muito obrigado pela oportunidade espero nos encontrarmos logo logo se Deus quiser. E não se esqueça se precizar pode contar conosco, estaremos a sua desposição
    Um forte abraço para o senhor e toda sua família Fica na paz
    DE: cantora Deborah Sylvia
    Geração eleita!!! rsrsrs
    deborahsylvia2009@hotmail.com

    ResponderExcluir