quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Falta de respeito com os eleitores é fora do normal.

O repórter Alex Carvalho protocolou na Assembléia Legislativa um pedido de informações sobre as verbas que cada deputado tem direito. Essas verbas são destinadas as entidades filantrópicas, e eu não sou contra que estas verbas existam, até porque é uma oportunidade que as instituições que trabalham com seriedade têm de receber essa subvenção para ajudar em projetos, agora 60 dias que já foi protocolado e até agora não tivemos nenhuma resposta porque o Presidente da Assembléia disse que esta fazendo um levantamento. Mas que levantamento é este que não termina ?

A assembléia ta informatizada, tudo se pressupõe que tem um controle, até porque todas as instituições têm que prestar conta do que receberam , e para isto existem os setores da casa que fazem o controle. Acho que está faltando à transparência. A população tem o direito de saber quais são as instituições que recebem estas verbas. Quais os valores que receberam mesmo porque este dinheiro não é particular, este dinheiro é público, é dinheiro que o cidadão paga imposto, que tem eu ser revertido para estas instituições, e que é preciso que o próprio deputado tenha a iniciativa de colocar na internet, colocar transparente este processo, porque não tem nada que justifique esconder, ou omitir estas informações. Então se faz necessário que alguém tome esta iniciativa de poder tornar pública destinação da chamada verba de subvenção. O que nos observamos principalmente nas visitas a algumas instituições sérias é que muitas que desenvolvem ações importantes não recebem nada, temos aí poucos centros de recuperação de viciados em drogas, pergunto eu: _ Será que não é uma boa causa, doar a uma instituição que trabalha na recuperação de viciados? Será que não seria nobre a doação destas verbas a estas instituições? São 24 deputados que segundo informações recebem meio milhão por ano, multiplicando por 24, somam 12 milhões de reais por ano, então dá para ajudar muitas instituições. Estas instituições que trabalham com viciados em droga, centros de recuperação como são chamados, se recebessem os recursos poderiam ser cobrados até mesmo pelos deputados, para que estes centros pudessem destinar um percentual gratuito para aqueles viciados que não podem pagar, mas o que agente vê são centros sem a mínima estrutura de funcionamento porque não recebem esta ajuda e não tem condições de dispensar o pagamento de ninguém porque não recebem esta verba.

Eu entrevistei o ex-secretário da saúde, que hoje é deputado o Rogério Carvalho, e ele disse em meu programa que o governo não ajuda algumas clínicas de recuperação porque elas não tem estrutura.

Mas são justamente estas instituições que precisam de ajuda, o governo ajuda e fiscaliza. È preciso saber quem está recebendo estas subvenções, e se estão prestando contas, se os recursos estão sendo destinados pelos quais houvera propostas, projetos. Eu tive a tristeza de ouvir um deputado me dizer o seguinte: _ Olha o pessoal pensa que eu estou morto, mas a partir de agora eu vou fazer a minha política, tenho 2 milhões para gastar, e segundo ele, parte deste dinheiro, foi dinheiro do pessoal que ele demitiu do gabinete, o pessoal foi demitido, é um dinheiro destinado a pagar a remuneração de quem presta serviço, e outro foi 2 anos de verba de subvenção, isto é muito grave, eu não vou dizer o nome, mesmo porque eu não gravei a conversa, mas eu ouvi da boca de um deputado que 2 milhões que ele tem é dinheiro de verba de subvenção e da economia em demitir o pessoal do gabinete. Agora eu pergunto: - Como é que pode este dinheiro voltar para o deputado, já que existe fiscalização, este dinheiro tem destino, tem que ser prestado conta, e como ele pode dizer que esta preparado para campanha, e o pior, este dinheiro sujo vai para lideranças, para os bolsos de alguns que se dizem santos, que usam púlpitos de igrejas para pregar santidade, ética, mas recebem dinheiro sujo de políticos, que desviam verbas, dinheiro que deveria ser destinados a fazer o bem, em alguns casos este dinheiro vai e volta, para fazer campanha. E aí quem não tem esse privilégio fica em desigualdade porque é difícil, é uma guerra travada como a de Davi e Golias, porque muita gente ainda vende o voto, vende a consciência, vende a alma, por dinheiro são capazes de tudo, mas eu dou graças à Deus que tem muitas lideranças que não estão se vendendo, se rendendo as estas pessoas que acham que podem comprar todo mundo. Não vão comprar todo mundo não, eu conheço lideranças comunitárias, lideranças religiosas que estão indignadas, que quando ouvem a proposta mandam se retirarem, são pessoas dignas, que tem moral e não se vendem.

Por isso é preciso uma fiscalização para apurar estas verbas de subvenção que estão sendo desviadas, utilizadas pelos parlamentares. Dois meses fazem que o repórter Alex protocolou e até agora nada foi prestado contas. Eu espero que aja esta transparência e que o dinheiro chegue pra quem está precisando, porque é importante as instituições receberem estes recursos para poderem desenvolver suas ações.

O parlamentar, já faz muito tempo me disse: _ Vou ajudar você. Porque estava interessado que eu o ajudasse nas eleições, e eu disse que coisa boa vai e ajudar que bom. E ele disse vou destinar um bom recurso para sua fundação para que possa te ajudar nas suas despesas pessoais. E eu disse: _ muito obrigado, eu agradeço, mas a minha instituição presta contas de todo dinheiro que recebo, e eu só posso gastar com projeto que seja destinado para aquele fim, é por isso que eu não recebo dinheiro público

Não que eu não tenha condições de prestar contas, mas é que não quero causar esta suspeita. Eu agradeci o deputado e não aceitei e não aceito. È preciso que as autoridades competentes e a sociedade sergipana possam fiscalizar este dinheiro que é público, temos o direito de saber o que está sendo feito com dinheiro que estamos pagando impostos e que o parlamentar recebe para ser destinados a este fim, isto não é prejudicar ninguém, é um direito do cidadão e se eu fosse deputado volto não esperava ser cobrado, eu mesmo prestaria contas através da internet, para que o povo pudesse acompanhar todo o tramito, é um direito do povo e é obrigação do parlamentar.

Eu espero que meu companheiro de trabalho tenha êxito neste seu pedido, já fazem 2 meses que ele aguarda por esta prestação de contas, vamos acompanhar quantos dias mais ele vai esperar para poder receber este material que esta sendo feito um levantamento. Estaremos junto com ele acompanhando este processo de perto.

Comente esta publicação clicando sobre o link comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário