sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Treinamento: TRE disponibiliza urna para eleitores

Eleitores sergipanos podem treinar em urna colocada nos Ceacs para tirar dúvidas




Uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral irá facilitar o processo eleitoral de 2010, onde os eleitores terão de votar em cinco cargos sendo: Presidente, Governador, Deputado Estadual, Deputado Federal e Senador, sendo que para esse último o eleitor terá de escolher dois representantes. Assim, a oportunidade de treinar antes do dia da votação deve ser levada em conta pelos eleitores, para que o tempo dentro das seções eleitorais também seja reduzido.



Ione Cristina Mendes, coordenadora do TRE

No entanto, a urna colocada no dia 24 de maio, no Ceac da Rodoviária Nova, na Avenida Tancredo Neves, não tem recebido muitas visitas. É o que revela a técnica judiciária e coordenadora do posto do TRE, Ione Cristina Mendes, “A urna foi colocada há pouco mais de um mês, devido à preocupação do TRE quanto às dificuldades que podem surgir entre os eleitores no dia da votação. Mesmo porque, neste pleito teremos muitos candidatos a serem votados e isso pode gerar algumas dúvidas, atrasando digamos assim todo o processo, ou seja, quanto mais tempo o eleitor leva para concluir a votação, mais tempo os outros terão de esperar na fila. Mas, infelizmente o eleitor só realiza o treinamento quando solicitado, isso quando não recusa por falta de tempo, ou mesmo por afirmar que sabe corretamente como proceder”, revela.



Estudante participa da simulação e revela que o processo é simples

O estudante João Paulo, participou da simulação e revelou que assim fica bem mais fácil, "Essa é uma iniciativa muito boa, assim fica bem mais fácil votar, pois podemos tirar nossas dúvidas e diminuir o tempo na cabine. Mas, nas eleições vou levar o nome dos meus candidatos anotados, isso facilita bastante", enfatiza.

Ainda de acordo com Ione, essas pessoas que negam participar da simulação por já saberem como fazer, quando são convencidas a demonstrar o que sabem se atrapalham, “Procuramos estimular que as pessoas participem da simulação para ver se realmente está tudo tranqüilo ou há dúvidas. Em alguns casos, muitos informam que já sabem e por isso não querem participar, mas mesmo assim os desafiamos, pedindo que eles mostrem então como se faz, e é aí que as dificuldades aparecem e nós oferecemos as explicações”, destaca.

“Por conta disso quero fazer um apelo aos eleitores para que aproveitem a oportunidade e realizem a simulação que é bem rápida, elucidativa, e pode ser feita no Ceac da Rodoviária Nova, ou no localizado no Shopping Riomar, quantas vezes o eleitor desejar”, informa.

Fonte: emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário