quinta-feira, 10 de junho de 2010

Prezados amigos e amigas, hoje é dia do Pastor,

Existem algumas datas comemorativas ao dia do pastor, existe o dia do Pastor Batista e outros, mas eu quero homenagear a todos os Pastores de Aracaju, de Sergipe e do Brasil.

Vou falar um pouco desta missão de pastorear, pastor que tem responsabilidade de apascentar um rebanho na área espiritual, onde os membros são chamados de ovelhas, Jesus como bom pastor se intitulou como pastor de ovelhas.

Não é fácil. Hoje em dia até pra dirigir nossa casa está muito difícil, imaginem pastorear um povo, pessoas com diferentes pensamentos, e o mais difícil, é porque pastores, quem assumem uma igreja, vão prestar contas direto à Deus, a responsabilidade é muito grande, o patrão é o próprio Deus, que está supervisionando tudo, e evidentemente que todos prestaram contas a Deus, é o velho ditado: “ a quem mais é dado é cobrado”, é bíblico, eu tive a experiência de uma igreja, isso já faz mais de 25 anos, mas a minha chamada não foi essa, e eu tenho outras atividades, eu tenho dado a minha colaboração ministerial na área de comunicação e outras áreas, mas eu louvo a Deus e acho que a função de ser Pastor é poder pastorear, administrando uma instituição cristã, é de grande responsabilidade e de uma importância muito grande, principalmente na atualidade, onde as pessoas na sua maioria estão desorientadas, precisando de ouvir um conselho, precisando ser alcançada por uma mensagem inovadora, que transforme, que liberte, o que eu lamento é que está faltando critérios em alguns casos para a consagração pastoral e aí não temos nenhum órgão, nenhuma sigla que esteja fortalecida respaldada para poder monitorar, orientar, para o pastor receber a credencial que faz jus ao nome. E aí o que está acontecendo é que muita gente despreparada está recebendo este título de pastor e eu não falo apenas do ponto de vista intelectual, mas principalmente moral e espiritual.

Eu nunca visitei nenhuma maçonaria, mas o que se comenta é que pra ser maçon é feito uma pesquisa na vida da pessoa, da história da pessoa, saber se a pessoa honra seus compromissos financeiros, se a pessoa é um bom pai de família, isso pra ser maçon, não é nem pra dirigir a maçonaria.

É pra ser pastor, onde a responsabilidade é muito grande, primeiro é preciso ser vocacionado para esta área, não é somente estudo teológico, concluiu tá preparado. E parte espiritual, a parte moral? São importantes para nortear a ação de um pastor, mas o que estamos vendo, são consagrações que muitas das vezes pelo fato de alguém ter certa influência, ou porque alguém está de terno e gravata, aliás, já tem gente que quando vê alguém com a bíblia na mão e de terno e gravata, já chama de pastor, não deve existir fábrica de pastor, a pessoa tem que mostrar frutos para depois receber a consagração porque não é o ato de consagrar que vai fazer a pessoa de pastor, mas a pessoa já deve estar exercendo esta função, já deve estar sendo observada pela comunidade, pelo colegiado de obreiros e de outros pastores experientes, para poder dar o aval, e poder dizer esta preparado, para a consagração, porque se continuarem consagrando indiscriminadamente , corremos o risco de no futuro perdermos a credibilidade dos sermões, das pregações por causa do mau testemunho de alguns despreparados para apascentar um rebanho.

Sem falar da falta de amor por parte de alguns que não amam, e se não têm a capacidade de amar, não tem condições de pastorear.

Mas eu louvo a Deus por centenas de pastores que eu conheço que são homens preparados, que Deus tem dado graça e estas pessoas que honram o título de pastor, alguns que não tiveram a oportunidade de freqüentar um curso de teologia, mas que são preparados, que estudam a bíblia, coloca em prática aquilo que aprendeu. Ainda esta semana eu estive com um pastor, que me deixou muito feliz, de vê a história de vida deste homem, das experiências no campo, algo extraordinário, eu fiquei emocionado de ver, o quanto aquele homem se dedica, eu o fiz uma visita, e pude observar a esposa deste pastor visitando as casas dos irmãos com outra irmã pra dar assistência e quando eu cheguei à casa dele, ele disse que tinha acabado de chegar, que estava fazendo visitas, “eu visito periodicamente o rebanho, conversando, sabendo como o povo está,” este é o papel do pastor também.

As igrejas precisam ajudar o pastor, e é preciso que as igrejas principalmente de porte médio e grande tenham a figura do administrador, que cuidem dos papeis, para que o pastor que cuida de pessoas, de rebanho se dedique a este ministério, não fique preso no escritório, preso atrás de papeis. Então tem que constituir alguém pra esta função, porque o povo esta precisando mais do que nunca do pastor para conversar, para desabafar e para pedir um conselho, a figura do pastor é cobrada pelas pessoas para este contato. Os pastores são consagrados para apascentar pessoas e não para cuidar de papel, infelizmente no mundo moderno os papeis fazem parte do cotidiano, por isso é preciso de pessoas ajudando nesta área, para que o pastor fique livre para dar assistência ao povo, e receber as pessoas. Papéis podem ser cuidados por técnicos, mas almas só podem ser tratadas por quem tem vocação, somente quem foi chamado para ostentar este título, por isso meus parabéns aos pastores que estão trabalhando alguns com muita luta, dificuldade, alguns que não estão sendo visto pelos seus superiores, mas o superior dos superiores está vendo tudo, está contemplando o seu ministério, a sua luta. Por isso quero parabenizar a todos os pastores do Brasil e do Mundo.

Pastores que estão apascentando, pastores que estão fazendo o seu verdadeiro papel.

A estes pastores a minha homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário