segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pr. Daniel Fortes parabeniza iniciativa do Governo do Estado no combate ao crack

Quero parabenizar o governo do estado, porque reuniu ontem secretários para tratar da política estadual de combate ao Crack. Nós estamos batendo nesta tecla sempre, porque sabemos que é importante ações enérgicas para combater este mal. E o governador reuniu ontem s seguintes secretários: segurança pública, inclusão social, educação e comunicação, além da casa civil, para traçar as primeiras diretrizes para traçar o lançamento da política estadual do combate ao Crack, a reunião aconteceu no palácio dos Despachos.

Ficou estabelecido durante a reunião, dividir a política do combate em prevenção, tratamento, reabilitação e repressão, são várias ações. Segundo Marcelo Déda estas medidas tornam-se essenciais para não deixar que a droga se aproxime o individuo e que no caso dos usuários, consiga trazer-los de volta ao convívio social e familiar.

No quesito prevenção os veículos de comunicação serão os mais utilizados com transmissão de comerciais, anúncios impresso em jornais, além de cartazes e cartilhas para serem distribuídos em todas as escolas do estado.

A rádio Atalaia Am, a Riav já está fazendo gratuitamente esta divulgação a muito tempo com vinhetas no combate às drogas.

Na opinião do governador a prevenção no campo escolar é de fundamental importância, para que a disseminação das informações sobre o Crack sobre os efeitos degradantes do crack torna-se uma ferramenta para que o jovem possa dizer não quando lhe oferecerem o uso da droga.

Ficou definido também a criação de um portal na internet onde a população poderá interagir e tirar dúvidas sobre o efeito nocivo do crack. Segundo o secretário de educação, a pasta fará o possível para que informações preventivas de qualidades cheguem aos alunos. O estado tem que abraçar esta causa e lutar para afastar o crack que é uma droga de fácil devastação de todos os lugares do estado, principalmente nas escolas.

Para o tratamento dos usuários do crack, a secretaria do estado da saúde, terá que requalificar seus profissionais desde o atendimento de desintoxicação até o tratamento de reabilitação, com o número elevado de leitos e ambientes especializados no assunto. O governo não pode apenas tratar o usuário e deixá-lo voltar as ruas se nenhuma preparação, não cabe apenas afastá-lo das drogas co atendimento de saúde exemplar

A idéia do governador é que o ciclo seja completo, a idéia e colocar esse cidadão quando sair do tratamento em um curso de profissionalizante para que ele tenha uma ocupação e volte ao convívio social.

Vejam bem; eu parabenizo pela iniciativa realmente tem que se pensar no tratamento, na prevenção, na reabilitação, na reintegração desta pessoa na sociedade, esta questão do curso profissionalizante é muito importante, agora na medida em que eu elogio, parabenizo eu também quero faze uma observação:

O governador poderia determinar outra reunião para convidar representantes de igrejas evangélicas, católicas, os diretores de centros de recuperação, são pessoas que trabalham, têm experiência com usuários de crack, então porque não convidá-los? Se quiser fazer uma campanha abrangente, que dê um resultado satisfatório tem que ouvir alguns segmentos da sociedade, ouvir se estas instituições que estão aí prestando serviço a sociedade, convidar também diretores do CAPS, importante convidar psicólogos que se dedicam nesta área, pessoas habilitadas, terapeutas, porque não é uma ação só de governo, então tem que realmente houver esta troca de experiência tem muita gente que tem idéias, tem projetos nesta área, são pessoas que podem contribuir muito com o estado, então porque não convidar este pessoal?

É preciso que haja por parte dos secretários esta iniciativa, os próprios secretários podem tomar esta iniciativa. Eu acredito que outras reuniões devem acontecer.

Mas eu não abro mão da idéia, dado a gravidade não só com o crack, mas com todas as drogas, é que o estado precisa de uma secretária anti-droga.

È um passo importante, mas tem que ter pessoas habilitadas para poder trabalharem em prol desta causa, e a outra coisa que o governo não tratou, e me parecesse que vai encerrar o período do seu governo e não vai acontecer, é a criação para a implantação de centros e recuperação para viciados, pessoas que estão nesta dependência química. Pelo menos iniciar o primeiro centro, porque o certo era regionalizar, o certo era em cada região term um, mas como não tem nenhum, pelo menos iniciar o primeiro centro de recuperação público, porque a maioria das pessoas não pode pagar, e os que existem aqui são pagos, eu estou me referindo aquele centro de atendimento em regime de internamento.

È preciso uma ação do estado , estes dois ponto o governador não tratou que é a possibilidade de uma secretária anti-droga que já existe em alguns estados, e os centros de recuperação.

Eu posso dizer que o governador deu um passo importante, mas não é tudo, esta situação esta fora de controle o senhor sabe, inclusive o senhor já admitiu em público, por isso é preciso uma ação integrada, não só uma ação de governo, mas o senhor tem que também passar para os seus secretários, para convidar estes segmentos da sociedade que eu falei pra fazer parte destas ações no combate às lojas. E eu coloco a rádio Atalaia, e a rádio Cidade de Simão Dias a disposição, me coloco também a disposição para ajudar neste combate, a situação é tão grave que poderia também envolver o parlamento, convidaria também o presidente da Câmara, o presidente da Assembléia Legislativa, convidaria o responsável do ministério público, envolve todos para Poe cada um dá um pouco de si para esta causa, e eu espero que tenha uma outra reunião abrangente com estes segmentos, para poder todos contribuírem com sua parcela de colaboração no combate a esse mal.

Fico feliz porque já foi um passo importante e mais uma vez parabenizo o governador, parabéns aos secretários, eu creio que é o começo de uma ação efetiva do combate as drogas no estado de Sergipe.

Parabéns ao governador, parabéns aos secretários, eu creio que é só o começo de uma ação efetiva no combate as drogas no estado e Sergipe.

Comente esta publicação clicando sobre o link comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário