segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Editorial

Hoje é comemorado o dia da Promulgação da Constituição Brasileira, agente relembra que na época houve uma euforia no dia da Promulgação da Constituição, o então Presidente da Câmara Municipal Ulisses Guimarães fez um gesto que marcou em todo Brasil, com as mãos erguidas segurando a Constituição do País que trouxe esperança para o povo brasileiro. A Constituição que protege todos os brasileiros, defende a igualdade para todos, a educação, a saúde, moradia, vida digna, mas na prática é totalmente diferente, e eu não posso, nós não podemos de maneira nenhuma deixar de cobrar das autoridades o cumprimento da Constituição, o item da mesma diz que somos todos iguais perante a lei, na prática é bem diferente, enquanto tiver privilégios para alguns, inclusive para classe política, estão descumprindo a Constituição neste item, um exemplo é o privilégio de prisão especial, para algumas pessoas, isso vai de encontro a Constituição.

Fórum privilegiado pra que? Se a Constituição diz que todos têm direitos iguais, outro item, é que todos devem ter direito à saúde digna, mas quando a pessoa fica aguardando meses para fazer um exame pelo SUS, enquanto isso, ha pessoa que têm dinheiro e faz em 1 ou 2 dias os exames, e aí eu pergunto estão se cumprindo a Constituição?
Tem pessoas que morrem enquanto aguardam uma vaga para cirurgia. Para o pobre falta leito, falta médico, falta medicamento, falta equipamento, falta tudo, pra quem tem dinheiro tudo pode, é só marcar e a cirurgia é realizada, e aí mais uma vez eu pergunto estão se cumprindo a Constituição?

E ai vem à questão da educação, da moradia, dos moradores da periferia que não tem saneamento básico, falta estrutura para que o povo possa morar dignamente, após tantos anos da promulgação do Brasil e o povo brasileiro não tem o que comemorar, a não ser no papel, que está tão bem colocado.

Vários artigos dos direitos Constitucionais, não são respeitados, principalmente os essenciais, não estão dando ao povo brasileiro a condição necessária para estabelecer a cidadania, a auto estima deste povo trabalhador e solidário que sofre em decorrência da falta de cumprimento das leis, inclusive também da carta magda que é desrespeitada, é chegada a hora das instituições, dos lideres cobrarem. Aproveitando esse dia, temos que cobrar o cumprimento da lei, não é favor, mas um direito nosso adquirido, que foi votado pelo Congresso Nacional quando os próprios parlamentares têm privilégios independentes do trabalhador, por causa da imunidade parlamentar, e tantos outros que a pessoa tem direito, por isso que muita gente que tem a ficha suja e tem medo da justiça comum, vai ser parlamentar, para se livrar da justiça comum, para ter o privilegio de ser julgado em outra corte, porque aí tem que pedir licença ao parlamento para poder processar o parlamentar, e desta forma demora anos e anos para que o julgamento se cumpra, é o que os políticos desonestos querem para se proteger. Uma proteção por trás de um cargo parlamentar, tendo muito dinheiro, compra votos e conseguem entrar, no ponto de vista financeiro talvez não lhe dê tantos resultados devido o gasto que tiveram, mas relacionados aos privilégios muitos acham que vale a pena, um verdadeiro desrespeito a Constituição e chegamos a conclusão que neste País nunca houve a igualdade, não podemos dizer que todos são iguais perante a lei na prática.

A nossa esperança é que as autoridades possam fazer-se cumprir o que está na Constituição.

É bom que hoje a consciência de cada um esteja voltada para esse cumprimento.

Para comentar esta postagem clique no link comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário