terça-feira, 10 de novembro de 2009

A COMPRA DE VOTOS

Pr. Daniel Fortes relata e chama atenção para a temporada de compra de votos, que já está sendo movimentada. Uma grande movimentação de políticos oferecendo tentadoras ofertas a lideranças de sindicatos, comunitárias, religiosas etc.

Os políticos em sua maioria, não fazem o trabalho via o povo. Eles acham mais difícil ir até a população, não querem compromisso com o cidadão, por isso procuram as lideranças (não que seja errado procurar as lideranças para conversar, isso realmente tem que ser feito, mas não para negociar votos). Estamos há quase 01 ano de novas eleições, e já estão comprando votos; inclusive leilão. Quem dá mais?

Existem lideranças que estão ouvindo as propostas para negociar, e estes líderes falam em nome do povo, que segundo eles, votam pela sua orientação; um equívoco muito grande para algumas lideranças, usar deste procedimento, porque pegam vantagens para eles. E o povo como fica nessa história?

Os cargos negociados são em prol de si mesmo, ficando sem voz ativa para buscar benefícios para o povo.

Conseqüentemente o eleitor que ajudou a eleger aquele político fica sem poder para reivindicar, e assim, vai passar mais de 03 anos desprezado, humilhado, porque o seu líder já vendeu o seu voto, e voto comprado não tem vez. Na mente do político que compra voto, ele fica isento de qualquer compromisso com o povo, porque ele pagou pelo seu voto, e aí você fica desprezado.

O voto do ser humano não tem preço, é como a consciência, precisa estar limpa, sem mancha, para que na hora que for preciso reivindicar algo a sua voz possa sair limpa sem medo de cobrar.

Procure conhecer o caráter do seu líder político, é preciso que você o conheça e confie para não passar por este constrangimento.

Ainda existem políticos sérios (são poucos); há aqueles que conversam, expõem suas idéias, procuram fazer uma política de grupo sério, um grupo que esteja junto durante o mandato. Mas, é cada vez mais difícil a adesão de lideranças dentro deste prisma, desta proposta, porque a maioria diz: “Eu quero o meu é agora”. Então que tipo de cidadania podemos cobrar? Que tipo de cobrança você pode fazer aos políticos por parte de algumas lideranças?

Em menos de 01 ano para a eleição, já há líderes que querem dinheiro agora, estão negociando com o seu voto. É uma prática condenável que depõe contra os princípios éticos e morais, é também uma afronta às leis eleitorais, que são feitas nos bastidores. O TRE não fica sabendo destas negociações, então é preciso ficar de olho.

Você líder comunitário, religioso, estudantil, universitário, seja qual for sua liderança, se imponha, dê uma lição de moral nesta turma.

Quando lhe procurarem propondo comprar seu voto, pergunte a eles qual a proposta de trabalho, o que eles fizeram ou tem feito pela sociedade, porque se estas negociações que estão acontecendo em todo estado de Sergipe, não forem barradas, se não houver uma campanha de esclarecimento da importância do seu voto, vamos continuar sofrendo cada vez mais; sem emprego, sem saúde, sem dignidade para sobrevivermos.

A Rádio Atalaia, junto com a Rádio Cidade de Simão Dias vai ajudar o TRE a combater este crime. Vamos fazer uma campanha sistemática valorizando o voto cidadão, para que as pessoas pensem muitas vezes quando a tentação chegar. Já chegou para muitos, mas lembre-se que se você se vender, não vai poder cobrar nada de políticos, não vai ter moral de usar os meios de comunicação para cobrar nada, porque alguém pode dizer que não lhe deve nada, já pagou o seu preço. Eleitor que vende voto, não tem direito de cobrança. É preciso ter cuidado, os políticos que assim agem não merecem o seu voto.

Quando um líder pedir pra você votar em um candidato dele, ouça; há lideranças sérias que merecem a confiança. Mas quando um líder pedir o seu voto, pergunte a ele, qual a proposta deste candidato, o que ele tem feito pela sociedade, o perfil dele como pai de família, como cidadão, você precisa saber quem é a pessoa em que você vai votar, você tem direito de saber porque o seu voto tem poder de decisão.

Vivemos em uma democracia, você é o dono do seu voto, precisa votar consciente, e exercer a consciência cristã.

Muito cuidado! Não caia nesta tentação. O dinheiro de um voto não pode comprar sua dignidade, seu voto é valoroso, e você precisa entender que é através dele que podemos mudar o mundo, colocando políticos honestos para legislar. É o teu futuro que está em jogo, o da tua família, dos teus filhos.

Você é o responsável por tudo que vai acontecer com sua família amanhã. É você que decide quem colocar no poder.

Um político que compra seu voto está mostrando quem ele é.

Pense bem antes de votar, vote consciente. Vote em um mundo melhor. Vote naquele que faz algo pela sociedade com ou sem mandato, aquele que nunca esteve envolvido em corrupção, aquele quem tem um perfil de homem de Deus, com um caráter voltado para as coisas do Senhor.

Você é responsável por tudo que vai acontecer daqui para frente, o seu voto não tem preço.

Pense nisso antes de votar.

Para comentar esta postagem clique no link comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário