terça-feira, 15 de setembro de 2009

Senado Vota Castração Química a Pedófilos
Projeto prevê que preso poderá optar por tratamento para reduzir a libido


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar amanhã um projeto de lei polêmico.

Osenador Gerson Camata (PMDB-ES) propõe que presos condenados por estupro, atentado violento ao pudor e corrupção de menores, em casos de pedofilia, possam ser submetidos a processo de castração química.

Já adotado nos Estados Unidos e Canadá, o tratamento reduziria a libido dos condenados por meio de medicamentos que agem no controle hormonal. A proposta será votada em caráter terminativo, o que torna desnecessária a aprovação pelo plenário da Casa. Se passar pela CCJ, o texto será enviado diretamente à Câmara dos Deputados.

Diferentemente de outros países que adotaram a obrigatoriedade do tratamento em casos graves de pedofilia, a proposta de Camata permite ao preso optar pela aplicação do procedimento. Aqueles que queiram ser submetidos ao tratamento poderão ter redução de até 1/3 da pena, caso iniciem a terapia antes de ser concedida a liberdade condicional.

O relator da proposta na CCJ, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), frisa no relatório que a possibilidade de o tratamento químico ter um desfecho positivo é grande. Ele ressalta que a terapia torna possível o retorno do pedófilo ao ambiente social.

Ele deixa de ser um perigo para os outros – afirma.

A droga mais usada no tratamento é a Depo-Provera, que reduz os níveis de testosterona. Embora seja cada vez mais defendida nos círculos médicos, a terapia tem atraído também críticos ao tema. A American Civil Liberties Union, uma organização norte-americana que luta pelos direitos individuais, alega que dar a um preso substâncias químicas que controlem seu comportamento é uma “punição cruel e incomum”. O grupo ainda atenta aos efeitos colaterais dessas substâncias, como aumento de peso, fadiga e trombose, entre outros.

O psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da PUC-SP, Antônio Matos Fontana, avalia que o tratamento pode de fato tornar os condenados mais disciplinados e sociáveis. O médico estima que até 75% dos casos no exterior respondem bem ao procedimento. Contudo, ele lembra que, entre três e quatro semanas após a suspensão do remédio, a libido é restabelecida ao seu nível normal.

Brasília

O que diz a medida

- De acordo com o projeto, poderão ser castrados apenas condenados que não respondam de maneira positiva a tratamentos psiquiátricos e cujo caso seja considerado grave por uma junta médica.
- A proposta prevê que o pedófilo que optar pela castração será obrigado a seguir o tratamento até que o juiz de execução e o Ministério Público Federal avaliem, por meio de laudo médico, o sucesso ou não da terapia.
- O texto determina que o condenado que reincidir nos crimes, mesmo após ser submetido ao tratamento, não poderá optar pela terapia no cumprimento de nova pena.

Para comentar esta postagem clique no link comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário